Pombos: o que Podemos Aprender com Eles?

Tempo de leitura: 4 minutos

Os pombos são aves terminantemente dóceis. Se ambientam fácil e rapidamente se reproduzem aumentando significativamente seu bando. Apesar de serem considerados vilões por muitas pessoas, por transmitirem doenças ou por serem responsáveis por grandes infestações, a verdade é que são aves das quais podem nos ensinar muito.

Os pombos possuem características bem específicas onde, muitas delas, se diferenciam da maioria das outras aves como sua capacidade de voar longas distâncias guiando-se pelo pólo magnético da Terra ou sua alta capacidade de viver em grupo e de se ambientar e adaptar-se rapidamente.

Muitas destas características são analisáveis e podem, inclusive, servir de exemplo para nós seres humanos como o seu senso de família, por exemplo, ou sua condição de ave monogâmica, ou seja, possui apenas um único parceiro ou parceira ao qual é fiel até a morte, literalmente falando. Neste guia você vai saber um pouco mais sobre estas qualidades dos pombos. Boa leitura!

 

🐦 🐦 🐦

 

As qualidades dos Pombos que Podem nos servir de Exemplo e que Poucos Conhecem

São muitas as qualidades que estas dóceis aves possuem que podem nos servir até de exemplo de vida. Nem todas as aves, como já foi dito inclusive, possuem certas características como o fato de se adaptarem rapidamente a quaisquer ambientes que encontre segurança e alimento. Confira outras qualidades:

  • Monogamia:

É uma qualidade inerente ao pombo. Inclusive, por conta desta qualidade, algumas espécies de pombos foram amplamente usadas como pombos-correio. A explicação é simples: o pombo retorna ao seu bando, ao colo (ou às asas) de sua parceira.

E parecem mesmo gostar de seus “cônjuges”, não é mesmo? 😱

 

  • Adaptabilidade e Família:

Você já viu um ninho de pombos? É bem provável que não, salvo se ele está em seu sótão ou telhado onde você tenha fácil acesso. Isto se explica simplesmente pelo fato de que os pombos têm o costume de fazer seus ninhos em locais bem altos, longe de qualquer tipo de ameaça.

É bem verdade que os pombos atualmente, principalmente os dos grandes centros urbanos, não possuem qualquer tipo de predador que os ameace. Mesmo assim, por instinto, os pombos montam seus ninhos em telhados altos, parapeitos, torres de igrejas, etc.

Além disso, o pombo macho e a pomba fêmea cuidam na mesma proporção do ninho e, inclusive, qualquer pombo do bando pode cuidar do ninho. Isto é um poder e um senso familiar incrível.  Inclusive os pombos se adaptam facilmente por mais irregular que pareça o local.  👨‍👩‍👧‍👦

Para tanto, precisam se sentir seguros, não podem ser ameaçados. Além da segurança, é preciso ter alimento em quantidade suficiente para todos do bando.🍲

 

  • É muito Amigo e Inteligente:

Os pombos são aves extremamente inteligentes. Alguns estudos realizados sobre a inteligência dos pombos têm demonstrado que os mesmos são dotados de uma espécie de aparato cognitivo que é capaz de lhes propiciar inúmeras ações que só podem ser interpretadas como sinais claros de inteligência.

Inclusive estudos recentes ainda mostram que os pombos podem ser capazes de identificar até algumas palavras. Outro ponto importante é o seu convívio em bando e sua docilidade. Convive muito bem também com os seres humanos e, apesar de não serem aves domésticas, possivelmente se adaptariam rapidamente à esta condição se conseguissem sobreviver sozinhas.

Isto é prova do quanto consegue ser um amigo fiel com todo e qualquer tipo de ave e inclusive com os humanos, além de sua alta capacidade de memorização e um senso inigualável de proteção de sua espécie, do bando em que vive.

 

  • Vão chegando, se adaptando e se reproduzindo:

Atualmente conta-se que existam pelo menos 250 milhões de pombos espalhados em diversos centros urbanos pelo mundo, vivendo e interagindo completamente com os seres humanos. Não há registros de que existam na história da humanidade outra espécie que tenha conseguido realizar tal feito.

Para nós, humanos, tal fato nem é notado o que prova que já convivemos com os pombos há muito tempo.

 

🐦 🐦 🐦

 

Se quiser saber mais sobre pombos, entre em contato com a gente.