Quais os verdadeiros perigos que os pombos podem trazer à nossa saúde?

Tempo de leitura: 3 minutos

Os chamados pombos urbanos são muito conhecidos das populações dos grandes centros urbanos e das cidades de um modo geral. Como se adaptam rapidamente, desde que encontrem alimento e segurança, por ali vão ficando e se multiplicando o que, de certa forma, é natural.

No entanto estas dóceis aves podem trazer sérios danos à saúde dos seres humanos. É muito comum vermos prefeituras de muitas cidades tendo que lidar com o problema de infestação de pombos. Algumas pessoas acreditam que estas aves em nada nos atrapalham.

Por um lado, não nos atrapalham mesmo, mas, por outro lado, podem ser responsáveis pela proliferação de inúmeras doenças, principalmente por conta de suas fezes. Além disso, com a sujeira que geram, facilitam o surgimento de insetos entre outros problemas de saúde. Entenda melhor sobre isto neste material.

 

🐦 🐦 🐦

 

Como as possíveis doenças são transmitidas pelos pombos?

São transmitidas principalmente pelas fezes do animal. Restos de ninho também podem possibilitar esta transmissão. Outra forma de passar a doença é através de outros animais e insetos que podem conviver no mesmo ambiente dos pombos.

Inclusive, a chegada destes animais (ratos, principalmente) e destes insetos (moscas, baratas, etc.) é facilitada pelos próprios pombos, através da sujeira e restos de alimentos que acabam deixando no local onde vivem em bando.

 

🐦 🐦 🐦

 

Quando sei que preciso me preocupar?

São aves dóceis, como já dito, e raramente nos causam problemas diretos. No entanto, você deve começar a ficar preocupado quando a presença destas aves ultrapassar certos limites considerados normais, como por exemplo entrar em sua residência, comércio, pousar em mesas, etc.

Se já chegou a este ponto é porque, possivelmente, você está lidando com uma infestação de pombos e precisará lidar com o problema. Para tanto, sempre procure a ajuda de profissionais para que tenha o problema devidamente solucionado e de forma definitiva.

 

🐦 🐦 🐦

 

Quais doenças podem ser transmitidas pelos pombos?

O convívio aparentemente pacífico com os seres humanos precisa ser levado a sério e considerado um problema quando o número de aves se torna consideravelmente grande ou quando as mesmas ultrapassam os limites citados no item anterior.

Pode não parecer, mas os pombos, principalmente através de suas fezes, são responsáveis pela transmissão de diversas doenças. Confira as principais:

  • Criptococose: é uma doença originada por fungos do solo, frutas e até alguns cereais. Está presente também nas fezes dos pombos (e de outras aves também).
  • Histoplasmose: também é uma doença provocada por fungos, fungos estes que conseguem se proliferar rapidamente nas fezes de aves como morcegos e pombos. A contaminação ocorre pela inalação da poeira originada muitas vezes pela movimentação ou retirada de fezes secas e restos de ninho das aves.
  • Ornitose: esta é uma doença infecciosa causada por bactérias. O simples contato com aves contaminadas ou com suas fezes já é suficiente para transmitir a doença.
  • Meningite: a meningite é uma inflamação das membranas em torno do encéfalo e da medula espinhal. Também pode ser transmitida pelo contato com as fezes do animal.
  • Salmonelose: é uma doença infecciosa que é também provocada por bactérias. Sua transmissão é através do consumo de alimentos contaminados com as fezes dos pombos.

Observação Importante: a leptospirose não é transmitida diretamente pelos pombos. A única forma do ser humano ser contaminado por leptospirose originada dos pombos é se o homem comer a carne de uma ave já contaminada. Qualquer coisa em contrário, é puro boato.

Além de todas estas doenças, causadas diretamente pelos pombos, existem outras tantas, como a própria leptospirose, mas não originada das aves e sim da urina dos ratos, por exemplo. Isto porque o ambiente onde vivem os pombos, se não for limpo, podem trazer outros animais, como o próprio rato.

Restos de alimentos deixados pelos pombos, fezes, lixo acumulado, etc., chamam insetos como baratas, moscas entre muitos outros e também podem ser responsáveis por doenças. Além deles, os ratos também adoram ambientes assim e chegam famintos. Fique atento!

 

🐦 🐦 🐦