Pombos Vs. Prefeituras?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabia que muitas prefeituras passam verdadeiro sufoco para se livrarem de infestações de pombos? Saiba por que isto acontece e como se livrar do problema neste guia.

 

Sim, são os chamados “pombos-urbanos” ou “pombos-comuns”. Para quem tem problemas com eles, o nome na verdade pouco importa. São os conhecidos pombos cinzas que, principalmente em grandes centros urbanos, estão aos montes e por toda a parte.

Neste estágio começam as perguntas: como espantar pombos de restaurantes, como espantar pombos da sua janela, como espantar pombos da varanda ou simplesmente como espantar pombos de vez. Mas saiba que este não é um problema exclusivo seu.

Muitas prefeituras se deparam com estas infestações descontroladas de pombos e precisam lidar com o problema. Na maioria dos casos, talvez por desinformação, não sabem exatamente à quem recorrer e algumas pessoas, acreditando saber lidar com esta situação, se aventuram inadvertidamente, o que é um grave erro.

 

🐦 🐦 🐦

 

Conheça o caso de infestação de pombos em Igaraçu do Tietê – Interior de SP

É um caso real onde a Prefeitura de Igaraçu do Tietê teve que enfrentar o problema de infestação de pombos. Neste caso, a infestação saltou de grave para gravíssima, tamanho o estrago ocasionado por estas aves, aparentemente, inofensivas.

Pensando nos pombos em si, são mesmo inofensivos, mas com uma proliferação desenfreada podem geram sérios problemas ambientais e de saúde pública. Foi exatamente o que aconteceu na cidade de Igaraçu do Tietê.

Nesta cidade pequena do interior de SP, mais precisamente em um Centro Municipal de Educação Infantil chamado Luiz Peres Rodero, a infestação de pombos foi tão grande que as fezes do animal foram encontradas por toda a parte: no pátio, no chão da escola, no telhado, nos forros e nos corredores.

Pior ainda, um pombo morto foi encontrado dentro da caixa d’água da escola, água esta consumida pelas crianças que frequentam este Centro Educacional, que recebe crianças de até 5 anos de idade. Uma reportagem foi feita por uma afiliada da emissora SBT – Sistema Brasileiro de Televisão, denunciando inclusive a gravidade do problema.

A Prefeitura de Igaraçu do Tietê teve que tomar providências rápidas a respeito. É certo que a cidade possui um grande número de pombos, mas a infestação nesta escola em especial foi realmente muito além do normal. E como se explica tal fato?

A resposta pode até ser simples: estes pombos encontraram nos telhados deste Centro Educacional um local confortável e apropriado para colocarem seus ninhos. Provavelmente ainda conseguiam comida no pátio do colégio, sejam alimentos dados às aves ou mesmo restos espalhados pelo chão ou no lixo e não foram ameaçadas de nenhuma forma.

Com alimentação farta e um local seguro para viverem, foram se multiplicando de forma desenfreada e, por não terem predadores naturais, a multiplicação pode sim ser bem rápida e em larga escala. Como não se observou esta multiplicação a tempo ou se acompanhou tal fato, eles dominaram praticamente a escola.

O problema com infestações de pombos, principalmente em locais públicos e de grande circulação de pessoas, como em uma escola, por exemplo, deve sim ser acompanhada de perto por pais e responsáveis, além das autoridades locais.

Igualmente, a prefeitura deve tomar providências assim que as primeiras aves começam a se alojar nestes locais públicos. Não é preciso aguardar que se torne uma verdadeira infestação, pois, já nesta etapa, torna-se mais difícil espantá-los e, consequentemente, se livrar do problema.

Os pombos são aves dóceis, inofensivas e se adaptam rapidamente em qualquer ambiente. Mas vivem em bando e, como já dito, não possuem predadores. A consequência destes fatores é uma proliferação desenfreada mesmo.

Acompanhe a reportagem aqui!

 

🐦 🐦 🐦

 

Como as prefeituras devem lidar com o problema de infestações de pombos?

Primeiro de tudo é acompanhar a multiplicação destas aves. Elas surgem do nada, em praças, telhados de igrejas, sacadas, muros e vão tomando conta de todos os locais. Fazem seus ninhos em lugares altos e dificilmente você verá um destes ninhos.

Os pequeninos pombos ficam ali alojados até que alcancem um tamanho muito parecido com o dos pombos adultos e já neste tempo estão prontos para voarem e fazer parte do bando, aumentando significativamente a quantidade de animais.

Estas prefeituras precisam levar o problema a sério. Contratar profissionais treinados e capacitados para avaliarem o grau de infestação e, deste modo, poder agir a tempo, evitando maiores problemas, como os do Centro Educacional de Igaraçu do Tietê, onde até pombos mortos foram encontrados no chão da escola e, pior, até na caixa d’água, como já dito acima.

Basta imaginar o risco à saúde de seus filhos ao beberem desta água. E o que farão estes profissionais afinal? Dependendo do grau de infestação, apenas acompanharão o problema de perto. Mas se já oferecer risco aos seres humanos, tomarão providências para espantar as aves.

 

🐦 🐦 🐦

 

Como espantar os pombos?

Existem muitas maneiras de espantá-los. É preciso ter em mente, no entanto, que dependendo do nível de infestação, você não deve agir sozinho no intuito de se livrar dos pombos. O melhor a fazer é mesmo chamar um profissional, como o fez a Prefeitura de Igaraçu do Tietê.

Já na fase de se livrar dos pombos, vários métodos podem ser adotados, como:

  • Gel repelente: geralmente este gel provoca queimaduras leves nos pombos, sem feri-los, no entanto. Aos poucos, eles passam a não retornar ao local;
  • Instalação de grades ou telas protetoras. A partir do momento que não conseguirem mais ter acesso aos locais que consideravam seguros, terão que procurar outro canto para se abrigarem;
  • Limpeza e desinfecção adequada do local. Não basta simplesmente tirar as fezes, é preciso desinfetar o local apropriadamente. Isto só deve ser feito quando as aves já estiverem longe, ou seja, quando tiver verdadeiramente espantando o bando de pombos.

 

Todo este trabalho precisa ser feito sempre por profissionais devidamente treinados e preparados para lidarem com o problema. Quer saber mais sobre pombos, como acaba com o problema ou entender a  columbofilia? Siga o link abaixo e descubra tudo sobre estas aves.

https://pombolaemcasa.com/tudo-sobre-pombos/ 

Gostou do artigo? Compartilhe com outras pessoas!